13 nov Cuidados essenciais para pacientes com câncer
Infelizmente, o diagnóstico de câncer faz parte da realidade de muitos brasileiros. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma a cada cinco pessoas vão desenvolver tumores malignos. Independente do órgão afetado ou da etapa do tratamento, pacientes oncológicos requerem atenção redobrada com a higiene e outras questões que possam impactar seu sistema imunológico, muitas vezes debilitado. Estes cuidados devem ser diários e, muitas vezes, realizados por equipe especializada.
1 – Cuidados com o cateter
Proteja sempre o curativo durante o banho para não molhar. Tome cuidado com os fios para que não aconteçam falhas ao longo do tratamento e evite traumas na região onde o cateter foi instalado. Durante as refeições, cuide para que nenhum alimento ou líquido caia no local e nunca passe nada no local. A limpeza deve ser feita no hospital.
2 – Atenção especial à dor
Grande parte dos pacientes sente muita dor. O cuidador deve estar sempre atento aos horários e dosagens da medicação indicada pelo médico.
3 – Higiene redobrada
Diante da queda da imunidade, a higiene deve ser levada a sério e todos os detalhes pelo paciente e por todos do seu círculo de convivência. Use álcool gel, sabonete neutro e não compartilhe toalhas e outros objetos de uso pessoal.
4 – Cuidados bucais
Utilize escovas macias para escovação dos dentes, enxaguantes livres de álcool e evite o uso de fio dental quando as plaquetas estão muito baixas;
5 – Hidratação da pele
O tratamento oncológico deixa a pele sensível e ressecada, por isso cuide e hidrate sempre. Isso evita feridas e eleva a autoestima.
6 – Atitudes positivas
Cultivar o otimismo mesmo diante da situação adversa, pode colaborar para o sucesso do tratamento e faz com que o paciente passe por esse período de forma mais leve. Trocar de roupa ao levantar em vez de ficar de pijama, procurar manter uma boa aparência ao passar batom, usar lenço ou simplesmente ficar de bem consigo mesmo e evitar a solidão são atitudes que parecem simples, mas fazem muita diferença. É importante estar entre familiares e amigos sempre que possível e movimentar-se ou fazer passeios leves quando não estiver internado.