fbpx

Doses diárias de convívio familiar faz bem para a saúde do idoso

 

Foi-se a época em que rotina era sinônimo de coisa pacata. Hoje em dia ouve-se falar o tempo todo em “correria”. E é isso mesmo. Casa, trabalho, estudos, família, vida pessoal, social, academia e corre pra lá e corre pra cá o tempo todo.

Ocorre que, em meio a isso tudo, os anos vão passando e as pessoas vão envelhecendo. Nossos pais, que antes cuidavam da gente, agora começam a precisar de uma atenção especial.

E como fazer? Aquele carinho e cuidado demonstrados no Dia dos Pais e Dia das Mães precisa ser intensificado ao longo do ano. As datas continuam sendo especiais e merecem celebração, mas o que faz toda a diferença para a saúde do idoso é o convívio familiar. Há pesquisas de universidades nacionais e internacionais que afirmam isso.

“Nós percebemos que esse convívio dá sentido à vida e aumenta a sensação de bem-estar”, comenta Karina Gonçalves, enfermeira supervisora da Londrilife. “Sem falar também das pesquisas que apontam a redução do risco de doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson, entre outras”.

Vale a pena lembrar também que uma casa com avós estimula a troca de experiências entre gerações. Os dias vão da traquinagem e alegria das crianças à sabedoria e afeto dos mais velhos.

“Acreditamos que com o amor e o conforto do lar, nossos pais e avós são mais felizes e saudáveis”, revela Karina. Um exemplo prático envolve a alimentação.

O idoso tende a perder o apetite e isso favorece as deficiências nutricionais e o aparecimento de doenças graves, como a anemia. “Ao fazer suas refeições com companhia, eles se sentem estimulados a se alimentar melhor.”

Mas, voltando à rotina, se tudo estiver corrido como sempre, o que fazer? É hora de recorrer a profissionais especializados em cuidados com idosos. Assim, será possível concluir as tarefas do dia a dia com a certeza que o familiar estará em boas mãos. Ele terá companhia, medicação e medidas adequadas à sua condição de maneira personalizada, com confiança e empatia. Assim, no final do dia, tudo estará bem!



× Como posso te ajudar?