fbpx

Veja como manter o idoso saudável em pleno Inverno

 

O inverno começou dia 21 de junho e a tendência é que as temperaturas continuem baixas até agosto ou setembro – quando começa a Primavera.  Com o friozinho, os ambientes ficam mais fechados e isso ocasiona a proliferação de vírus e bactérias. Tem bastante gente ficando doente por aí! Por isso, é ainda mais importante estarmos atento aos cuidados com os idosos da nossa família ou que convivem com a gente.

Doenças como gripes e resfriados são mais comuns, mas casos de doenças pré-existentes podem ser agravados. Um bom exemplo são as doenças reumáticas.

Voltando aos quadros respiratórios, a Covid-19 também não pode ser esquecida.  A dica principal é reforçar as medidas preventivas – a vacina é uma delas. Então, vamos reforçar a necessidade de vacinar quem ainda não recebeu sua dose.

No dia a dia outros cuidados também devem ser adotados. Veja abaixo um check list com 10 coisas que podem deixar o idoso mais saudável e confortável no Inverno:

 

1 – Primeira e imprescindível: o idoso precisa evitar aglomerações e lavar as mãos com água e sabão ou fazer uso do álcool gel 70%.

2 – A hidratação da pele é fundamental, pois trata-se de um órgão frágil que costuma ressecar com a queda das temperaturas. Hidrate bem para evitar fissuras ou doenças dermatológicas. Passar hidratante no corpo todo após o banho é uma prática mais do que bem-vinda. Mas ao longo do dia você pode reforçar a pele do rosto, mãos e braços, que tendem a ficar mais expostas.

3 – Importante: em dias mais frios, algumas pessoas tendem a reduzir o consumo de água e isso não deve acontecer. É necessário tomar muita água ao longo do dia para manter o corpo hidratadado como um todo.

4 – Procure dar banhos higiênicos por volta do horário do almoço ou até às 15h, quando as temperaturas tendem a subir um pouco. O ideal é que sejam banhos mais rápidos.

5 – Sopas e caldos de legumes e carnes são pratos ricos em nutrientes e que ajudam a aquecer. Eles auxiliam na dieta adequada com vitaminas e proteínas imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo e fortalecimento do sistema imunológico.

6 – Por falar em sistema imunológico, é sempre bom tomar um pouquinho de sol por dia para garantir a vitamina D. Os horários recomendados são por volta das 10h ou 16h. Se for possível, é ainda melhor garantir um solzinho nos períodos da manhã e da tarde.

7 – Mantenha-os bem agasalhados em todos os períodos do dia, especialmente à noite. Calças, blusas, mantas e cobertores não podem faltar. Recomenda-se, também, o uso de acessórios, como gorros, toucas, bonés e cachecóis.

8 – Mantenha os ambientes sempre ventilados e com boa iluminação natural. Isso reduz o acúmulo ou proliferação de vírus e bactérias, causadores de doenças. Mesmo com o friozinho, a dica é não deixar a casa fechada o tempo todo. Abra portas e janelas por alguns momentos do dia.

9  – Incentive a prática de atividades físicas, pois os exercícios aeróbicos ativam a circulação e previnem diversas doenças, principalmente as cardíacas. Além disso, as atividades físicas também reduzem a rigidez muscular, que costuma aparecer com o passar dos anos.

10 – Chás são sempre bem-vindos, tanto pelo seu sabor quanto pelas suas propriedades medicinais. Quem não gosta de um chazinho de hortelã, capim limão, camomila? Os de gengibre auxiliam o sistema imunológico a ajudam a aquecer o corpo.



× Como posso te ajudar?